FIA pede que Hamilton remova piercing até o GP de Mônaco

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) continua apertando o cerco aos pilotos da Fórmula 1 sobre a nova regra de não usar joias durante a corrida e reforçou o aviso no GP de Miami, no último domingo.

Lewis Hamilton, que fez um protesto silencioso na coletiva de imprensa ao usar três relógios, oito anéis e diversos colares, retirou os brincos antes da prova e, conforme informou a FIA, tem até o GP de Mônaco, em 29 de maio, para remover o piercing de seu nariz. O heptacampeão disse não cumprirá a determinação.

“Não vou cumprir. Tenho uma isenção e vou ter outras pelo resto do ano. Alianças de casamento são permitidas. Vou usar quatro relógios da próxima vez”, disse o inglês.

Além de abordar acessórios, a nova regra também traz novas regularizações para as roupas íntimas utilizadas pelos pilotos que devem ser antichamas. O objetivo é diminuir o risco de queimaduras em caso de incêndio nos automóveis, bem como possíveis ferimentos na remoção de equipamentos dos pilotos durante um resgate.

A entidade decidiu ser mais rígida com essas normas e equipamentos de segurança após o acidente de Romain Grosjean, no GP do Bahrein, em novembro de 2020. Ao colidir, o piloto teve o carro incendiado, mas se livrou das chamas apenas com queimaduras de segundo grau.

Apesar disso, o protesto de Hamilton conta com o apoio de outros pilotos da F1, como o próprio Grosjean e Sebastian Vettel.

Por fim, o inglês questionou o motivo de não terem utilizado o mesmo rigor nas últimas temporadas.

“Quando me falarem sobre joias, me disseram que segurança é tudo. E eu perguntei: ‘o que aconteceu nos últimos 16 anos? Eu uso joias desde essa época e nunca foi um problema’”, declarou.

Crédito imagem: Reuters

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.