Em comunicado oficial nesta quarta-feira (11), a FIFA informou que abriu uma investigação para apurar uma denúncia feita pela Associação de Futebol do Chile (ANFP) contra a Federação Equatoriana de Futebol (FEF) sobre a possível escalação irregular de Byron David Castillo Segura nas Eliminatórias para a Copa do Mundo.
Statement on complaint made by Chilean Football Association: https://t.co/RCYvQZgMg5 pic.twitter.com/cNDgPWNEFi
— FIFA Media (@fifamedia) May 11, 2022
De acordo com a denúncia apresentada pelos chilenos na semana passada, Byron Castillo teria atuado em oito jogos da competição irregularmente, uma vez que usou documentos falsos. A principal alegação é de que o jogador nasceu na Colômbia e não no Equador.
Além disso, a ANFP afirma que há inúmeras evidências de que Byron nasceu em 25 de julho de 1995, e não em 10 de novembro de 1998, na cidade equatoriana de General Villamil Playas, como foi registrado.
Diante das informações falsas, a ANFP quer que o Equador perca os pontos das partidas em que o jogador foi usado e que seus rivais ganhem os três pontos. Caso isso aconteça, alteraria a classificação final das Eliminatórias e daria uma vaga para a Copa do Mundo ao Chile.
A investigação será conduzida pelo Comitê de Disciplina da FIFA. Vale lembrar que a decisão poderá ser questionada no Comitê de Apelações da própria entidade e posteriormente na Corte Arbitral do Esporte (CAS).
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!