Pesquisar
Close this search box.

Fifa critica possível criação de Superliga Europeia e não descarta excluir clubes e jogadores de suas competições

A Fifa, através de um comunicado em seu site oficial nesta quinta-feira (21), enfatizou que é contrária a criação de uma suposta Superliga Europeia, que pretende reunir os principais clubes do continente e ser uma concorrência para a Champions League.

“As confederações reconhecem o Mundial de Clubes da Fifa, no seu atual e novo formato, como a única competição mundial de clubes, enquanto a Fifa reconhece as competições de clubes organizadas pelas confederações como as únicas competições continentais de clubes”, disse a Fifa no comunicado.

Além de dizer que “não reconheceria” a nova competição, a entidade máxima do futebol ameaça excluir de todos os seus torneios clubes e jogadores que participarem do novo campeonato, que até momento não saiu do papel.

“De acordo com os estatutos da Fifa e das confederações, todas as competições devem ser organizadas ou reconhecidas pelo órgão competente em seu respectivo nível, pela Fifa em nível global e pelas confederações em nível continental. Qualquer clube ou jogador envolvido em tal competição não poderá participar em nenhuma competição organizada pela Fifa ou por qualquer uma das seis confederações “, completou a entidade.

Essa é a primeira manifestação oficial da Fifa em meio aos boatos da criação da competição que está sendo encabeçado por Liverpool e Manchester United e contaria com a participação dos principais times da Europa. O Lei em Campo já falou sobre as motivações para a criação da Superliga.

O comunicado divulgado é assinado por Gianni Infantino, presidente da Fifa, e por comandantes de outras entidades continentais. São eles:

Shaikh Salman bin Ebrahin Al Khalifa – Presidente da AFC (Ásia);

Constant Omari – Presidente em exercício da CAF (África);

Vittorio Montagliani – Presidente da Concacaf (América do Norte e Central);

Alejandro Domínguez – Presidente da Conmebol (América do Sul);

Lambert Maltock – Presidente da OFC (Oceania), e

Aleksander Ceferin – Presidente da Uefa (Europa).

Crédito imagem: Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.