A FIFA e a Associação de Clubes Europeus (ECA) anunciaram nesta segunda-feira (27) um Memorando de Entendimento, fortalecendo o vínculo entre as entidades pelos próximos anos. O acordo inclui a aprovação do calendário proposto pela organização que comanda o futebol mundial até 2030.
O acordo também tem como objetivo fortalecer o novo Mundial de Clubes, que terá sua primeira edição com 32 equipes a partir de 2025. A ECA, presidida pelo proprietário do PSG Nasser Al-Khelaifi, irá colaborar com a FIFA em detalhes comerciais e esportivos do próximo torneio.
A adesão dos clubes europeus era chave para a realização do novo Mundial. 12 dos 32 clubes no formato estabelecido pela Fifa vêm do Velho Continente.
Os dois órgãos prometem ações conjuntas em problemas do futebol, como calendário e liberação de jogadores para atuar por suas seleções.
“FIFA e ECA vão estabelecer práticas conjuntas de trabalho no futuro Mundial de Clubes, incluindo a finalização de aspectos esportivos e comerciais da edição de 2025, e trabalhar juntos em futuras edições incluindo potenciais estruturas para gerenciar direitos comerciais”, disse Al-Khelaifi.
“Ter o novo calendário internacional apoiado pela ECA garante o equilíbrio necessário entre futebol de clubes e seleções. Temos projetos empolgantes pela frente, incluindo o novo Mundial de Clubes em 2025 e o novo Mundial de Clubes Feminino”, declarou Gianni Infantino, presidente da FIFA.
Crédito imagem: FIFA/Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo