Apesar do retorno de Ednaldo Rodrigues à presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), após liminar do ministro do STF Gilmar Mendes, FIFA e Conmebol mantiveram a decisão de enviar uma comitiva ao Brasil para inspecionar as condições do futebol brasileiro. A informação foi divulgada pelo jornal ‘Folha de S.Paulo’.
De acordo com o jornal, a comitiva pretende ouvir dirigentes da CBF, além do ex-interventor e presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), José Perdiz, e outros atores envolvidos na disputa jurídica.
Um dos pontos a serem abordados é o papel do PC do B, partido que entrou com a ação no STF que abriu caminho para o retorno de Ednaldo Rodrigues à confederação. Outro ponto a ser analisado pela comitiva são as denúncias feitas pela ex-diretora de Patrimônio da entidade, Luísa Rosa, de que sofreu assédio moral e sexual em seu período trabalhando na CBF.
O afastamento de Ednaldo Rodrigues pela Justiça do Rio de Janeiro no ano passado poderia, ao menos na teoria, configurar interferência externa, o que levaria a uma suspensão da CBF de eventos e torneios internacionais. As duas entidades, inclusive, enviaram cartas alertando sobre essa possibilidade.
Ednaldo Rodrigues retornou ao comando da CBF na última quinta-feira (4), após liminar do ministro Gilmar Mendes, do STF. A decisão, porém, ainda não é definitiva e será levada ao plenário do tribunal.
Crédito imagem: CBF/Flicker
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!