Segundo o site britânico ‘The Athletic’, a FIFA estuda a possibilidade de introduzir para a próxima Copa do Mundo disputas de pênaltis na fase de grupos para as partidas que terminarem empatadas. Nesse caso, a equipe vencedora ficaria com um ponto extra.
A Copa do Mundo de 2026 será realizada em três países: Estados Unidos, México e Canadá. O Mundial será o primeiro da história a ter 48 seleções divididas em 16 grupos com três países cada ao invés dos tradicionais 32 times. As duas primeiras colocadas de cada grupo passariam para a próxima fase (16-avos de final), uma rodada de mata-mata a mais do que no atual formato, que começa nas oitavas de final.
Apesar das três seleções por grupo já terem sido votadas e aprovadas por unanimidade no conselho da FIFA, há conversas para que se mantenha o formato atual de quatro países por grupo. Isso diminuiria o risco de manipulação de resultados.
Caso ocorra a manutenção da mudança, os pênaltis seriam introduzidos para diminuir esse risco. Eles seriam cobrados antes ou depois das partidas para decidir o ponto extra. Se os pênaltis forem batidos depois do jogo, a possibilidade de manipulação aumenta.
Marco van Basten, diretor de desenvolvimento técnico da FIFA, disse em janeiro de 2017 que a disputa de pênaltis poderia ser introduzida para determinar empates durante a fase de grupos.
“Os pênaltis podem realmente ser uma opção para torneios com grupos de três em que você joga contra dois oponentes”, disse Van Basten ao Sport Bild na época.
“Pode ficar bem apertado. Se um time, por exemplo, empatar uma partida por 0 a 0 e vencer a outra por 1 a 0, há um alto risco de que as três equipes empatem em pontos e gols no final”, finalizou.
Crédito imagem: Getty Image
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo