Pesquisar
Close this search box.

Fifa suspende chefe de arbitragem da federação haitiana de futebol acusado de abuso sexual

A Fifa suspendeu o chefe de arbitragem da Federação Haitiana de Futebol (FHF), Rosnick Grant, de todas as atividades relacionados ao futebol pelos próximos 90 dias, enquanto continua investigando as acusações de abuso sexual.

Grant, ex-árbitro internacional e atual presidente da comissão de arbitragem e vice-presidente geral da FHF, foi comunicado no final de agosto pelo Comitê de Ética da Fifa e convocado a prestar declaração por escrito como parte de sua investigação. Nesta quarta-feira (10), um comunicado da entidade confirmou a suspensão dele.

“De acordo com os artigos 84 e 85 do Código de Ética da Fifa, a câmara de investigação do Comitê de Ética independente proibiu provisoriamente o Sr. Rosnick Grant, membro do Comitê Executivo agora dissolvido e chefe de arbitragem da Associação de Futebol do Haiti (FHF), de todas as atividades relacionadas com o futebol a nível nacional e internacional pelo período de 90 dias ”, disse a entidade em comunicado.

Em entrevista ao The Guardian em setembro, uma vítima que não quis ser identificada disse que foi vítima de assédio por Grant.

“Se você quer ter uma carreira, ser árbitro de torneios, a única pessoa que pode fazer isso acontecer é o Grant. Ele usa isso como uma alavanca. Para serem selecionados, temos alguns testes, físicos por exemplo. Algumas meninas passaram no teste, mas não foram selecionadas. Temos algumas meninas que não foram ao teste físico, mas ainda são selecionadas porque dormem com Grant. É muito simples”, contou a vítima.

Vale lembrar que o caso não é novidade na Federação Haitiana. Em novembro de 2020, o ex-presidente da FHF, Yves Jean-Bart, foi banido pela Fifa para sempre de qualquer atividade relacionada ao futebol, por ter sido considerado culpado em um caso de abuso sexual sistemático contra jogadoras adolescentes no centro de treinamento da entidade, localizado na capital Porto Príncipe.

A Fifa também impôs suspensões temporárias ao diretor técnico Wilner Etienne e a Nela Joseph, supervisora de meninas no Centro Técnico Nacional da FHF até que se aguarde pelo avanço das investigações.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.