Fifa suspende federações do Chad e Paquistão

O Conselho de Ética da Fifa anunciou nesta quarta-feira (7) que suspendeu as federações de futebol do Chad, por interferência governamental, e do Paquistão, por violação aos estatutos da organização que regulamenta o futebol mundial. As sanções aplicadas têm efeitos imediatos.

Em seu comunicado, a Fifa afirma que a suspensão aplicada a federação do Chad (FTFA, na sigla em francês), se deve pelas recentes decisões governamentais de retirar definitivamente os poderes delegados à estrutura federativa, de criar um comitê para a gestão temporária do futebol e dessa forma assumir as instalações da FTFA.

A entidade máxima do futebol deixou claro que a punição será revogada assim que o governo revogue essas iniciativas e que o atual presidente da FTFA, Moctar Mahamoud Hamid, confirme à Fifa que reassumiu o controle das instalações.

Em março, a seleção do Chad, foi excluída das Eliminatórias para a Copa Africana de Nações de 2021, que será disputada em Camarões, em 2022, por conta da intervenção do ministro de Esportes do país, que levou à dissolução dos órgãos sociais da FTFA.

Já a federação paquistanesa (PFF, na sigla em inglês), a sanção se deve à interferência de terceiros, em uma grave violação dos estatutos da Fifa. Tudo começou quando um grupo de manifestantes tomou a sede da PFF, em Lahore, e o líder da comissão de regularização, Haroon Malik, foi destituído para a entrada de Syed Ashfak Hussain Shah.

“A Fifa emitiu uma carta advertindo que, caso a ocupação ilegítima da sede da PFF não fosse revertida e os titulares de cargos reconhecidos pela Fifa não tivessem acesso livre ao edifício para cumprirem os seus mandatos, o assunto seria imediatamente submetido ao Conselho para decisão”, disse a entidade no comunicado.

Ainda de acordo com a Fifa, a “situação permanece inalterada, pelo que o Conselho decidiu suspender a PFF”.

Assim como no caso da federação de Chad, a sanção será cancelada assim que a Fifa receber as garantias de regularização dos problemas citados.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.