A Fifa usará a Copa Árabe, que vai começar no dia 30 de novembro no Catar, para testar uma nova tecnologia que detecta automaticamente se o jogador está ou não impedido em uma jogada e envia a resposta em menos de um segundo ao VAR. A informação foi revelada pelo jornal ‘The Times’.
Segundo o jornal, esse será um teste para que o sistema seja utilizado na Copa do Mundo de 2022, que também será disputada no país, no final do ano que vem.
A tecnologia consegue mandar instantaneamente uma confirmação para o VAR quando um jogador está em posição de impedimento, e então cabe à equipe de arbitragem prosseguir com a análise do lance.
O sistema funciona com 12 câmeras posicionadas ao redor do campo, com uma inteligência artificial que detecta o momento do passe e a posição de cada jogador com base em 29 pontos diferentes do corpo de cada atleta.
A tecnologia utilizada pela entidade máxima do futebol será da empresa Hawk-Eye, a mesma que fornece o software da atual linha de impedimento do VAR.
Por fim, o jornal ainda diz que autoridades da arbitragem do Reino Unido esperam usar o sistema na Premier League a partir da temporada 2023/24.
A Copa Árabe reúne 16 seleções do Oriente Médio e norte da África.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo