Por Athos Moura
O filho mais velho do árbitro da CBF e ex-Fifa Marcelo de Lima Henrique foi preso em flagrante no último dia 9, em Magé, no Rio de Janeiro, por furto de trilhos de trem. Outras duas pessoas foram detidas com ele e uma quarta fugiu.
Marcelo de Lima Henrique Filho, de 28 anos, passou por audiência de custódia no dia 11. Sua prisão foi convertida em preventiva.
De acordo com a Polícia Militar, o grupo foi abordado na linha férrea — em área sob a concessão da Supervia — quando já havia cortado parte dos trilhos. Com eles foram encontrados ferramentas para corte de ferro e também um carrinho que foi confeccionado especialmente para andar sob os trilhos e transportar o material roubado.
Após ser abordado pela polícia, Marcelo alegou que é dono de um ferro velho e que os outros presos eram seu sócio e um funcionário. Eles também estavam com uma caminhonete que pertence a avó de Marcelo.
De acordo com o juiz Patrick Sobral, que conduziu a audiência de custódia, apesar de Marcelo ser réu primário, isso não garante a ele a liberdade, e por isso ele foi encaminhado ao presídio.
“Deve ser ressaltado que é sabido que a subtração de bens e insumos da Supervia é realizada de forma frequente no Estado do Rio de Janeiro, trazendo não apenas enorme prejuízo ao erário e à concessionária de serviço público, bem como para a população, que recebe o repasse desse déficit de valores, além de ser obrigada a conviver com a constante interrupção de serviços essenciais”, diz trecho da decisão.
O árbitro Marcelo de Lima Henrique foi procurado, mas não respondeu aos contatos da reportagem.
Atualização às 20h20: o advogado de Marcelo, doutor Sérgio Figueiredo, afirmou que a prisão de seu cliente foi ilegal. Segundo ele, “Marcelo não estava furtando nenhum trilho da ferrovia ora citada na ocorrência pelos policiais militares”.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo