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Fluminense dá show de marketing durante a pandemia

Em tempos de pandemia, o esporte tem sido um dos setores mais afetados. Competições foram suspensas, e, no Brasil, ainda não há previsão de retorno.

Com o objetivo de trazer visibilidade aos patrocinadores do futebol e preencher a grade de programação, as emissoras de TV têm exibido reprises de partidas históricas.

Os clubes brasileiros em geral não têm criado ações específicas de marketing para esse período em que o seu torcedor está tão carente de aproximação. O Fluminense tem sido uma importante exceção a essa regra.

Na semana que antecedeu a reexibição pela Globo do jogo Palmeiras 2 x 3 Fluminense, realizado no dia 11 de novembro de 2012, em Presidente Prudente, que levou o clube carioca ao quarto título do Brasileirão, o tricolor buscou, de forma intensa, levar os torcedores a uma experiência especial ao revisitar as emoções do tetracampeonato.

As redes sociais do clube apresentaram álbuns dos treinos do tetracampeonato e depoimentos dos jogadores da época, bem como a participação de personagens do título, convocando os torcedores a comprarem ingressos virtuais para a partida.

O marketing do clube enviou um press kit do jogo para a imprensa e para os sócios do clube e tricolores que adquiriram os tíquetes virtuais. A ideia foi, nitidamente, de trazer a atmosfera de 2012 de volta para os tricolores.

As ações de marketing trouxeram imenso impacto ao perfil oficial do clube no Instagram, que recebeu milhares de novos seguidores.

Os mais de sete mil torcedores que compraram o ingresso simbólico receberam um ingresso digital da partida, um pôster especial e a versão digital do livro “Fluminense Tetracampeão – O livro oficial da conquista”, liberado pela Editora Sextante.

O valor arrecadado foi utilizado para o pagamento de salários dos funcionários que recebem até quatro salários mínimos (R$ 4.180,00) e adaptação das instalações do clube aos protocolos de prevenção à Covid-19.

Ação semelhante já tinha sido realizada com grande sucesso de vendas com a exibição do Fla-Flu do Gol de Barriga. Naquela oportunidade, a renda foi revertida para cestas básicas entregues a funcionários do clube.

Cada vez mais, o marketing esportivo tem se tornado muito eficiente e bastante lucrativo para gerar oportunidade de negócios como imensa ferramenta de engajamento e comunicação.

Com as ações realizadas, o Fluminense, além de trazer importantes recursos financeiros, fortaleceu, engajou e fidelizou o seu torcedor.

No momento em que o esporte ainda não tem conseguido reagir à grave crise trazida pelo coronavírus, o marketing do Fluminense deu um verdadeiro show e mostrou que se é torcedor ainda que não existam jogos e competições para torcer.

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