Pesquisar
Close this search box.

Livro da semana: Invasão de campo – Adidas X Puma

Hoje abrimos mais uma seção do site, que publicarei com imenso prazer: no Esporte das Letras, vamos trazer sugestões e resenhas de livros ligados aos nossos temas, Direito e esporte! Em uma semana penderemos mais pro lado do esporte (sem abandonar jamais o Direito), noutra traremos livros jurídicos mais específicos para os operadores do Direito. Em ambos os casos, porém, tenho certeza de que as obras serão do interesse de todos!

De largada, um livro fascinante: “Invasão de campo, Adidas, Puma e os bastidores do esporte moderno” revela, ao explorar a briga dos irmãos Dassler, negociações, traições, tino empresarial e o envolvimento de grandes empresas com o esporte.

No início da década de 1920, na Alemanha, os irmãos Adi e Rudolf Dassler inovaram ao criar uma fábrica de calçados destinados exclusivamente à prática de esportes – voltados para o atletismo. Adolf Dassler (conhecido por Adi) começou a produzir os calçados na cozinha da casa de sua mãe, na Baviera. A ele juntou-se seu irmão, Rudolf, e criaram a Fábrica de Sapatos Irmãos Dassler. Desenvolveram itens específicos para corredores, diferentes do que havia então à disposição. Revolucionaram a manufatura dos calçados utilizados em corridas. Não durou muito, porém, a manufatura dos Dassler. As dificuldades vividas durante a Segunda Guerra na Alemanha, aliadas às traições mútuas entre os irmãos, levaram à separação: Adi Dassler criou a Adidas (junção de seu apelido, Adi, com as iniciais do sobrenome, Das); Rudolf, a Ruda, mais tarde rebatizada Puma.

O livro expõe os bastidores de uma rede que envolve grandes jogadas de marketing, concorrentes de peso como Nike e Reebok, tramas políticas, cifras multibilionárias, inovações técnicas e celebridades internacionais no processo de globalização do esporte. Conta também o que era o “Pacto Pelé”, e mostra como João Havelange, Beckenbauer e Beckham entram nessa história.

Aborda, ainda, a transformação das marcas esportivas em ícones da moda urbana, e apresenta os conceitos por trás de grandes campanhas publicitárias como “Just do it” e “Impossible is nothing”, e traz grandes jogadas dos bastidores da Fifa, das Copas do Mundo e das olimpíadas. Enfim, reúne esportes, negócios, guerras, política, cultura, costumes, e muita informação interessante!

Ah, recentemente a Globosat lançou um documentário excelente sobre os irmãos Dassler, chamado “Adidas X Puma: irmãos e rivais”.  Está disponível online via streaming aqui.

Invasão de campo – Adidas, Puma e os bastidores do esporte moderno
Editora: Zahar
398 páginas

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.