Com a vaga conquistada para a Copa do Mundo depois de 36 anos, o Canada está tendo que lidar com um grande problema fora dos gramados. No último domingo (6), jogadores da seleção se negaram a realizar um amistoso preparatório para o Mundial, contra o Panamá, em Vancouver, como forma de protesto por melhorias nas condições de trabalho junto à federação. O confronto foi cancelado cerca de três horas antes do programado para o ponta pé inicial. A informação foi divulgada pelo ‘Placar’.
Canada Soccer's Men's National Team international match scheduled for Sunday 5 June at BC Place has been canceled. Additional details will be provided to all ticket purchasers. pic.twitter.com/jUnxTTpZe5
— Canada Soccer (@CanadaSoccerEN) June 5, 2022
Em carta, os jogadores reivindicam: uma revisão nos contratos de televisão e patrocínio vigentes desde 2018; 40% do valor da premiação pela classificação à Copa do Mundo e equidade no pagamento de diárias em relação à seleção feminina. Fora isso, os atletas cobram um maior auxílio da federação para que familiares e amigos possam acompanhar a seleção no Catar.
De acordo com a imprensa do país, a premiação para a Copa do Mundo foi de US$ 10 milhões, porém, apenas 10% desse valor foi dividido entre os atletas.
Os jogadores da seleção canadense, que já haviam faltado a um treino, se desculparam com os torcedores do Canadá e Panamá pelo cancelamento em cima da hora.
Em entrevista coletiva, o presidente da federação canadense, Nick Bontis, se disse “muito desapontado” com a postura dos jogadores.
“A Canada Soccer está comprometida com os princípios de justiça e equidade, e acreditamos que apresentamos uma proposta justa aos jogadores. Nós comparamos nossa oferta às de outras equipes pelo mundo. Sobre a questão da igualdade de gênero levantada, a Canada Soccer também está comprometida a oferecer as mesmas condições aos dois times”, disse o dirigente, sem especificar qual das seleções recebe mais.
“Mesmo que só tivéssemos as seleções masculina e feminina para administrar e nada mais, sem o futsal, sem as seleções de base dos dois gêneros, sem os programas de desenvolvimento para treinadores, sem programa de desenvolvimento de árbitros, sem campeonatos nacionais, mesmo assim não teríamos condições de pagar o que eles querem. É insustentável”, acrescentou.
O Canadá está no Grupo F da Copa do Mundo, junto de Bélgica, Croácia e Marrocos.
Crédito imagem: Concacaf
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!