A Federação Internacional de Atletismo, World Athletics, anunciou nesta quarta-feira (10) que dará uma premiação de US$ 50 mil (R$ 250 mil) para cada medalhista de ouro da modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris.
Com isso, será quebrada uma tradição olímpica de 128 anos de não premiar financeiramente os atletas que disputam os Jogos Olímpicos. O atletismo será o primeiro esporte que adotará a medida.
O Comitê Olímpico Internacional (COI), por exemplo, nunca deu dinheiro aos medalhistas, argumentando que competir nas Olimpíadas é a premiação suficiente.
“Se eu achasse que os atletas competem apenas por dinheiro, eu poderia ter uma visão diferente. Mas o mundo mudou, e isso é apenas um reconhecimento de que podemos contribuir em todas as nossas modalidades. Eu quero aumentar a premiação se a gente conseguir crescer como esporte”, disse Sebastian Coe, presidente da World Ahletics.
Para as Olimpíadas de 2028, que será realizada em Los Angeles, a World Athletics prometeu também premiar os medalhistas de prata e bronze do atletismo.
Crédito imagem: COI
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo