Pesquisar
Close this search box.

Justiça determina que São Paulo pague comissão ao Pequeninos do Jockey por revelação de jogadores

O São Paulo foi condenado a pagar comissão ao Clube Pequeninos do Jockey pela negociação de jogadores revelados pela escolinha de futebol. A sentença foi proferida pela juíza Gabriela Fragoso Calasso Costa, da 32ª Vara Cível do Foro Central de São Paulo, na última quarta-feira (11).

Na ação, que teve início três anos atrás, a magistrada determinou que por ser clube formador, o Pequeninos do Jockey tem direito a uma porcentagem sobre as negociações de 10 jogadores do São Paulo, sendo dois já transferidos para clubes da Europa, e oito que ainda integram o elenco do Tricolor.

O clube do Morumbi terá que pagar ao Pequeninos do Jockey uma comissão de R$ 320.250,00 pela transferência do zagueiro Tuta para o Eintracht Frankfurt, da Alemanha. O atleta foi negociado em janeiro de 2019 por 1,8 milhão de euros. Em outro caso, o São Paulo também vai repassar R$ 498 mil de comissão pela venda do volante Luizão ao Porto, de Portugal, em abril de 2017 por 3 milhões de euros. Os dois jogadores deram seus primeiros passos rumo à profissionalização na escolinha de futebol.

O São Paulo tentou contestar a participação do Pequeninos de Jockey como clube formador dos atletas, mas não obteve sucesso. Para tomar a decisão, a magistrada levou em consideração o fato de que em maio de 2005, durante a gestão de Marcelo Portugal Gouveia, o São Paulo assinou com a escolinha um Instrumento Particular de Cessão de Direitos Federativos, na qual o clube paulista repassa 5% do proveito econômico nas transações de atletas.

Por conta desse documento, o Pequeninos do Jockey também tem direito a comissão nas futuras transferências do atacante Marquinhos e dos volantes Luan e Liziero, que hoje atuam na equipe profissional do São Paulo.

Crédito imagem: São Paulo

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.