Na última terça-feira (13), a Justiça Federal aceitou a denúncia em uma ação criminal contra a diretora de Responsabilidade Social do Flamengo, Ângela Rollemberg Santana Landim Machado, por xenofobia. De acordo com o ‘ge’, a ação criminal foi analisada pelo juiz Marcelo Luzio Marques Araújo, da 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
Ângela, que além de diretora é casada com o presidente do clube, Rodolfo Landim, fez um post em suas redes sociais após as eleições de 2022, quando comparou os nordestinos a carrapatos.
Na época da denúncia, Ângela disse que não teve a intenção de ofender, que é natural do estado de Sergipe e que viveu por quase 30 anos no Nordeste.
O MPF (Ministério Público Federal) considera, porém, que as afirmações e o pedido de desculpas não a eximem de responsabilidade e tampouco satisfazem o dever de plena e integral reparação, tendo em vista a repulsa que as declarações provocaram e a reprovabilidade da conduta.
Os procuradores consideram que a mensagem, que comparou nordestinos a parasitas (carrapatos), constitui ofensa a dignidade e a honra, na medida em que buscou desumanizar e inferiorizar os nordestinos.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo