A Justiça francesa condenou nesta quarta-feira (24) o atacante Karim Benzema a um ano de prisão, mas com suspensão condicional da pena, por cumplicidade ao participar de uma tentativa de chantagem à Mathieu Valbuena, ex-companheiro de seleção. O jogador também terá que pagar uma multa de 75 mil euros (R$ 470 mil). A informação foi revelada pela AFP.
O Tribunal de Versalhes entendeu que o diálogo que Benzema teve com Valbuena, onde tentou convencê-lo a falar com os chantagistas, estabelece uma intervenção “deliberada” para que Mathieu, atualmente no Olympiakos (Grécia), pague para impedir a divulgação do vídeo.
A defesa de Benzema afirmou que irá recorrer da decisão e que todos estão espantados com o resultado.
“O tribunal indicou claramente que Benzema não tinha conhecimento das manobras preliminares. Estamos bastante espantados com esta decisão. O recurso é necessário”, disse o advogado do atacante do Real Madrid.
A pena foi mais dura do que a pedida pela Procuradoria francesa em outubro, que havia solicitado ao juiz dez meses de prisão com a possibilidade de suspensão da pena e uma multa de 75 mil euros.
Os outros quatro acusados foram condenados a penas que vão de 18 meses de prisão, também com suspensão condicional (quando a pena é substituída por outras medidas determinadas pela Justiça), a até dois anos e meio de prisão com cumprimento obrigatório.
Crédito imagem: Flickr
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo