Justiça suíça absolve presidente do PSG por corrupção pelos direitos de transmissão das Copas de 2026 e 2030

O Tribunal Federal de Bellinzona, na Suíça, absolveu nesta sexta-feira (24) o presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, pelo crime de corrupção. O dirigente foi acusado de fazer um “acordo corrupto”, escondido da FIFA, para a ‘beIN Media’, emissora de esportes e entretenimento do Catar, ganhar os direitos de transmissão das Copas do Mundo de 2026 e 2030. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.

Além de Al-Khelaifi, Jérôme Valcke, antigo secretário-geral da FIFA, também foi inocentado. No julgamento em primeira instância, o francês foi condenado a 11 meses de prisão, com pena suspensa, por corrupção passiva, em um processo diferente. O tribunal considerou que o caso não poderia se enquadrar como crime de gestão danosa pelo fato da entidade máxima do futebol não ter sido lesada.

“O veredito é totalmente justificado. Após uma campanha implacável da acusação durante seis anos, que sempre ignorou os fatos e a lei, o nosso cliente foi, mais uma vez, totalmente inocentado”, disse Marc Bonnant, um dos três advogados de Al-Khelaifi.

No primeiro julgamento, o Tribunal Penal Federal da Suíça considerou que Valcke apoiou a atribuição dos direitos de TV ao canal ‘beIN Sports’ em troca de uma mansão na região da Sardenha, na Itália.

A propriedade foi comprada por uma empresa de Al-Khelaifi no final de 2013, por cerca de 5 milhões de euros. O ex-secretário-geral da FIFA admitiu que solicitou ajuda do empresário para financiar o imóvel.

Alguns meses depois, em abril de 2014, a FIFA assinou contrato com a ‘beIN’ pelos direitos de transmissão das Copas de 2026 e 2030 para a parte norte da África e Oriente Médio.

Diferente do que ocorreu no julgamento em primeira instância, em 2020, a promotora federal Cristina Castellote não solicitou a suspensão parcial da pena, mas sim o cumprimento de dois anos e quatro meses de prisão para o empresário e quase três para o francês.

Crédito imagem: AFP

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.