Pesquisar
Close this search box.

LaLiga oficializa acordo de 2 bilhões de euros com fundo de investimentos CVC

Nesta sexta-feira (10), a LaLiga oficializou o acordo com o fundo econômico CVC Capital Partners para iniciar o “Projeto Impulso”. Em assembleia extraordinária, a iniciativa contou com apoio de 37 dos 42 clubes que fazem parte da liga espanhola de futebol. Segundo o ‘ge’, Barcelona, Real Madrid, Athletic Bilbao, Ibiza e mais um clube votaram contra.

A aprovação do acordo ocorreu em agosto, no entanto, somente agora o processo foi ratificado pela maioria dos clubes que compõem a liga espanhola. Inicialmente, o “Projeto Impulso” previa a injeção de cerca de 2,7 bilhões de euros na competição em troca de 11% do negócio. Porém, a LaLiga informou nesta sexta que o valor será de 1,99 bilhão de euros em troca da cessão de 9% dos direitos de transmissão durante os próximos 50 anos.

Ainda segundo o ‘ge’, a primeira aplicação nos clubes que assinaram o negócio será de 400 milhões de euros já nas próximas semanas. De acordo com a liga espanhola, o projeto tem o objetivo de incorporar um parceiro comercial com longa experiência no mercado do país e no esporte para ajudar os clubes a se desenvolverem globalmente.

A ratificação desta sexta garante que não haverá impacto para os clubes não participantes. No entanto, os signatários terão de destinar ao menos 70% do dinheiro aplicado em infraestrutura, desenvolvimento da marca, estratégia de comunicação e planos de inovação, outros 15% na contratação de jogadores e 15% em dívidas financeiras.

Vale ressaltar que o negócio poderá parar na Justiça, isso porque Real Madrid, Barcelona e Athletic Bilbao já sinalizaram que poderão seguir esse caminho.

Crédito imagem: Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.