Pesquisar
Close this search box.

Lockdown suspenderá competições que não fazem parte da elite do esporte profissional do Reino Unido

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou nesta segunda-feira (4) que o país entrará em um novo lockdown nacional a partir de hoje, 5 de janeiro, para tentar frear a proliferação da nova variante da Covid-19, responsável por ter causado um avanço expressivo de casos nas últimas semanas. A medida não afetará os esportes considerados de elite, diferentemente das outras categorias que terão que ser suspensas por pelo menos sete semanas. A informação foi divulgada pelo jornal The Guardian.

Locais voltados para a prática de esportes ao ar livre, incluindo academias, quadras de tênis e campos de golfe serão fechados e esportes em equipes que não forem considerados da elite do esporte profissional serão suspensos. O Lei em Campo já contou que apesar do aumento do número de casos de jogadores e funcionários, a Premier League em conjunto com a Football League não planeja suspender a temporada atual, apesar de partidas adiadas recentemente.

O país adotou medidas semelhantes às da Escócia, que implementou um rigoroso lockdown com instruções para a população ficar em casa, mas permitindo a continuidade das competições esportivas profissionais.

Desde o Natal, ao menos 50 partidas foram adiadas na PL, English Football League (EFL) e National League por conta da doença. O governo classifica como “positivos” os protocolos adotados para essas competições.

A Superliga Feminina vai continuar, assim como a segunda divisão do futebol feminino. No entanto, outras ligas femininas, incluindo a FA Cup, serão suspensas por não serem consideradas da elite do esporte profissional.

“Hospitais em todo o Reino Unido estão sendo informados de que enfrentarão um grande aumento de casos da Covid, então quem somos nós no futebol para tentar aumentar essa situação?”, disse David Bottomley, presidente-executivo de Rochdale.

Para ele, será “inevitável” que a Football League tenha que suspender temporariamente os jogos devido ao aumento dos casos do novo coronavírus.

Dados do governo apontam que o Reino Unido atingiu um novo recorde diário de casos de Covid-19 nesta segunda-feira (4), com 58.784 novos infectados. É o sétimo dia consecutivo que o país registra mais de 50 mil casos.

Crédito imagem: Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.