Pesquisar
Close this search box.

Macedônia pede à Uefa ‘punição severa’ para Arnautovic por comemoração polêmica

A Federação de Futebol da Macedônia do Norte cobrou ‘punição severa’ ao atacante austríaco Marko Arnautovic, pelos gestos feitos pelo jogador após a comemoração do terceiro gol da Áustria contra a seleção macedônia no último domingo (13), pela Euro 2020. De acordo com a entidade, houve ‘uma explosão nacionalista’.

Arnautovic tem nacionalidade sérvia e, ao comemorar o gol, se dirigiu de forma ofensiva ao lateral Alioski, de raízes albanesas. É importante lembrar que Sérvia e Albânia são rivais políticos. O atacante ex-Inter de Milão teve que ser contido pelo seu companheiro de seleção David Alaba.

Na Sérvia, é dito que Arnautovic disse ‘shiptar’, uma expressão depreciativa sobre o povo da Albânia, no entanto não é possível identificar isso nas imagens. Além disso, o atacante fez um gesto de ‘OK’ com as mãos, que pode ser interpretado como racista, que faz menção aos ‘supremacismo branco’.

“A Federação de Futebol da Macedônia condena veementemente a explosão nacionalista do jogador da seleção austríaca Marko Arnautovic, após o gol marcado na partida de ontem contra a Macedônia, contra o jogador da seleção macedônia Ezgjan Alioski. Ao mesmo tempo, informamos que enviamos uma carta oficial à UEFA na qual solicitamos a punição mais severa para o jogador da seleção austríaca Marko Arnautovic”, publicou a Federação de Futebol da Macedônia.

A entidade também disse ser “sempre contra o nacionalismo, a discriminação e todas as outras formas de insultos e explosões que não estão no espírito do futebol e nos valores que todos defendemos juntos. Estaremos sempre de pé e defenderemos os interesses e a dignidade da seleção da Macedônia, onde quer que ela jogue”.

Também nesta segunda, Arnautovic usou suas redes sociais para se desculpar pelo ocorrido e esclarecer a polêmica. O atacante também afirmou não ser racista: “eu proferi algumas palavras mais acaloradas ontem, motivo pelo qual gostaria de pedir desculpas, especialmente aos meus amigos da Macedônia do Norte e da Albânia. Gostaria de dizer uma coisa e deixar muito claro, eu não sou racista. Tenho amigos em quase todos os países e defendo a diversidade. Todo mundo que me conhece sabe disso”.

Nessa terça-feira (15), a Uefa decidiu abrir uma investigação para apurar o caso.

Confira o comunicado da Macedônia

“A Federação da Macedônia de Futebol condena veementemente a explosão nacionalista do representante austríaco Marko Arnautovic, após um gol marcado na partida de ontem contra a Macedônia, dirigido ao representante da Macedônia, Ezdjan Alioski.

Ao mesmo tempo, informamos que enviamos uma carta oficial à Uefa exigindo a punição mais severa para o representante austríaco, Marko Arnautovic. Como ‘Casa do Futebol’, somos sempre contra o nacionalismo, a discriminação e todas as outras formas de insultos e explosões que não estão no espírito do futebol e nos valores que todos defendemos.

Estaremos sempre de pé e defenderemos os interesses e a dignidade dos jogadores da seleção macedônia, onde quer que joguem”

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.