Médico responsável por descobrir a Encefalopatia Traumática Crônica (CTE), Bennet Omalu, sugeriu que o quarterback Tua Tagovailoa, do Miami Dolphins, de 24 anos, se aposente após a lesão grave que teve na cabeça no último final de semana. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.
O jogador sofreu um choque forte na última partida do Miami, diante do Cincinnati Bengals, ao bater a cabeça no chão. Tua teve que deixar o estádio de ambulância.
Em entrevista ao site ‘TMZ Sports’, o neuropatologista destacou os perigos da reincidência de concussão e os efeitos que podem ser causados no cérebro do jogador.
“Se você ama sua vida, ama sua família e seus filhos, se tiver filhos, é hora de se afastar de forma elegante. Vá procurar outra coisa para fazer”, disse Omalu.
Tua entrou em campo na última quinta-feira, contra os Bengals, já sob a suspeita de ter sofrido uma lesão na cabeça no domingo, quando enfrentou o Buffalo Bills. Os Dolphins reportaram uma lesão nas costas, e não na cabeça, mas afirmam ter cumprido o protocolo de concussão da NFL para recolocar o jogador em campo no próprio domingo e, em seguida, na quinta.
Estudos médicos apontam que em lesões cerebrais, a reincidência desse tipo de dano em um espaço curto de tempo agrava altamente os problemas e os sintomas.
“Tua, meu irmão, eu te amo. Amo você como amo meu filho. Pare de jogar. Pare. Pendure seu capacete e vá embora tranquilamente. Ele deveria parar (…) Dinheiro não é mais valioso do que a vida humana. $20 bilhões não valem mais do que o seu cérebro”, pediu o médico.
Crédito imagem: Jeff Moreland/Icon Sportswire via Getty
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo