O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (11), a Operação ‘Fim de Jogo’, que investiga a manipulação de resultados no Campeonato Brasiliense. A informação foi publicada pelo portal Metrópoles.
Os alvos da operação, que cumpriu mandados de busca e apreensão e foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) foram dois jogadores do Santa Maria, clube que terminou o campeonato na lanterna e acabou rebaixado.
Os alvos da operação foram o lateral-direito Nathan Henrique Gama da Silva e o zagueiro Alexandre Batista Damasceno. De acordo com a investigação, os dois jogadores teriam agido deliberadamente para interferir no resultado de duas partidas do Santa Maria no estadual.
As partidas sob suspeita são as goleadas sofridas pela Águia na 4ª rodada (6 a 0 contra o Ceilândia) e na 6ª rodada (derrota por 5 a 0 para o Gama). Ambos os jogadores foram titulares nas partidas citadas.
Os jogadores podem responder pelos crimes de corrupção passiva esportiva, fraude em evento esportivo, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Os promotores constataram que os dois atletas influenciaram diretamente no resultado dos jogos de diferentes formas como cometendo pênaltis, marcando gols contra ou se omitindo acintosamente da marcação dos adversários.
Crédito imagem: Luis Moreira/Distrito do Esporte
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo