O Ministério Público da Espanha aceitou nesta segunda-feira (10) a denúncia de um grupo de sócios do Valencia contra o técnico Carlo Ancelotti, do Real Madrid, que disse em entrevista no mês de maio que “todo o estádio” de Mestalla foi racista contra o brasileiro Vini Jr. A informação foi divulgada pelo ‘O Globo’.
Na ocasião, o técnico italiano afirmou que “depois do cartão vermelho, o estádio inteiro gritava ‘macaco'” e que nunca havia visto “todo um estádio cometendo insultos racistas”. A declaração desagradou os torcedores do Valencia, que alegaram que o estádio gritava “tonto”, algo como “burro”, e não “mono” (“macaco”).
No início de junho, a Associação dos Sócios Minoritários do Valencia (APAVCF) protocolou uma denúncia ao Ministério Público sobre o caso.
Na ação, o grupo afirma que Ancelotti “transmitiu informações falsas, provavelmente de maneira intencional, e como consequência o Valencia teve sua imagem prejudicada, assim como os seus sócios. E mais, o poder de difusão das palavras de Ancelotti, por ser técnico do Real Madrid, também prejudicaram a imagem de toda a comunidade de Valencia ao associá-la a um racismo generalizado”.
Por fim, o grupo denunciou o italiano por injúria e calunia, o que agora será julgado pela justiça espanhola.
Crédito imagem: Real Madrid
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!