Pesquisar
Close this search box.

Mundial de Clubes adotará substituição adicional em casos de concussão

O Mundial de Clubes de 2020, marcado para acontecer em fevereiro deste ano, adotará o novo protocolo de concussão da Fifa. Os clubes poderão fazer até uma substituição adicional em casos que houverem choques de cabeças entre jogadores.

A novidade foi anunciada pela própria Fifa em seu site oficial. De acordo a entidade, a iniciativa será um teste, tem o objetivo de “priorizar o bem-estar dos jogadores” e tentar amenizar um dos principais problemas do futebol.

As cinco substituições ao longo dos 90 minutos, adotadas no retorno do futebol em meio à pandemia, foram mantidas para a competição. No entanto, cada equipe terá até três paradas para fazê-las. Dessa forma, um time poderá substituir até seis jogadores na prática, cinco de forma habitual e uma em caso que houver a concussão.

No dia 16 de dezembro, um importante passo para a evolução do futebol foi dado. A Reunião Anual de Negócios (ABM) aprovou testes com substituições permanentes adicionais para casos de concussão real ou suspeita no futebol a partir de janeiro de 2021. Especialistas ouvidos pelo Lei em Campo aprovaram a mudança.

Em reunião virtual, a International Football Association Board (IFAB) concordou com a implementação de protocolos que serão a base para os testes. Os membros concordaram que, em caso de uma concussão real ou suspeita, jogador em questão deverá ser retirado da partida para proteger a sua saúde. A equipe não poderá sofrer desvantagem numérica e a substituição não será descontada do número que cada uma tem direito por jogo.

O principal objetivo da medida é:

  • Evitar que um jogador sofra outra concussão durante a partida;
  • Enviar uma mensagem de que, em caso de dúvida, o jogador é retirado, mas não há desvantagem numérica ou tática, priorizando o bem-estar do atleta; e
  • Reduzir a pressão sobre a equipe médica em realizar uma avaliação rápida e muitas vezes incompleta.

A medida foi adotada depois de um ano de consultas detalhadas com especialistas em concussão médica, médicos de equipes, representantes de jogadores, treinadores, organizadores de competições, arbitragem e especialistas na regra do jogo sobre o tema.

Crédito imagem: Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.