Search
Close this search box.

Nordestão: Pernambuco autoriza presença de visitantes; torcida única é mantida para clássicos estaduais

Nesta quarta-feira, 22 de fevereiro, o Grupo Trabalho de Futebol – coordenado pela Secretaria de Defesa Social do estado de Pernambuco e composto por outras forças estaduais de segurança – se reuniu e decidiu por fazer uma mudança no decreto estadual referente à presença de torcida nos estádios de Pernambuco. A torcida única segue mantida para clássicos, porém a partir de agora os torcedores visitantes estão liberados para jogos com times de outros estados. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.

Segundo o site, a exceção fica para os visitantes que forem integrantes de torcidas organizadas, que seguem com a entrada proibida nos estádios.

A decisão do grupo aconteceu após uma nova decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), determinando a presença de torcida visitante no clássico entre Sport x Bahia, nesta quarta-feira, na Ilha do Retiro. Antes disso, o órgão também havia ordenado a liberação de visitantes em Náutico x CRB, também pela Copa do Nordeste.

Confira a íntegra da nota do Grupo Trabalho de Futebol

O Grupo de Trabalho Futebol (GT Futebol) informa que decidiu pela manutenção da torcida única para as partidas em que disputem entre si as equipes do Náutico, Santa Cruz e Sport, seja pelo Campeonato Pernambucano ou Copa do Nordeste.

Para os jogos da Copa do Nordeste, quando os jogos envolverem os três grandes clubes locais contra times de outros estados, o acesso está proibido apenas para integrantes de torcidas organizadas visitantes. Dessa forma, reforçamos, será permitida a entrada de torcedores do time visitante, desde que não sejam membros de um desses grupos organizados. A regra com duas torcidas vale para a partida de hoje (22/02) entre Sport e Bahia, que ocorre na Ilha do Retiro, a partir das 21h30, pela Copa do Nordeste.

A adoção da torcida única para os times pernambucanos integra uma série de medidas, colocadas em prática de forma progressiva, para assegurar a paz dentro e fora dos estádios. Entre elas, estão a instalação de catracas com leitores faciais, o programa Torcedor de Carteirinha e o cadastro dos torcedores para ingresso nos eventos esportivos. O GT Futebol, coordenado pela SDS e integrado pelas demais forças estaduais de segurança, FPF, MPPE, TJPE e clubes, avalia periodicamente a aplicação dessas medidas, buscando estratégias mais eficazes de prevenção e repressão à violência.

Crédito imagem: CBF

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.