A UEFA implementará um novo sistema de controle financeiro a partir da temporada 2024/25. Segundo o jornalista Tariq Panja, do New York Times, a entidade que rege o futebol da Europa vai substituir o ‘Fair Play Financeiro’ por um modelo onde os clubes poderão usar no máximo 70% das suas receitas para pagar as contas do futebol.
Além disso, a entidade também pretende acabar com o teto salarial para jogadores contratados e aplicar sanções mais pesadas para quem não cumprir com o regulamento, como a retirada de pontos e uma espécie de “rebaixamento” nas competições internacionais, por exemplo.
O novo formato está gerando grandes discussões internas entre os clubes europeus. Algumas das equipes mais ricas do continente defendem um teto de até 85%, enquanto outras, principalmente na Alemanha, sugeriram um limite ainda inferior aos 70%.
Apesar da busca pelo aumento da competitividade, esse novo controle financeiro pode acabar favorecendo os times mais ricos e com mais capacidade de arrecadação, já que vão poder investir mais no futebol.
De acordo com o jornal, no dia 7 de abril, o Conselho Executivo da UEFA se reunirá para votar as novas regras. Se aprovada, um novo capítulo será acrescentado no regulamento da entidade, o da sustentabilidade financeira.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!