O Lei em Campo segue em busca da excelência no conteúdo sobre Justiça Esportiva para os leitores. Assim, o site traz novos colunistas empenhados em difundir conhecimento para estudantes, advogados, jornalistas, torcedores e todos aqueles que querem informação relevante e de credibilidade. Por isso o Lei em Campo tem o prazer de receber Alexandre Mestre e Vinicius Calixto para reforçar o seu time de especialistas.
Autor do livro “The Law of the Olympic Games” (A Lei nos Jogos Olímpicos, em tradução livre), Alexandre Mestre é advogado português especializado em direito esportivo e doutor em Direito Europeu do Desporto pela Edge Hill University, em Liverpool, na Inglaterra, além de ter pós-graduação em Estudos Olímpicos na Academia Olímpica Internacional & Loughbourough University.
“Pretendo dar o meu modesto contributo, partilhando a minha visão de jurista português que intervém também em assuntos de dimensão internacional, sobre temáticas de Direito do Desporto”, explica Mestre.
Vinicius Calixto também é autor de um dos livros mais importantes do país, “Lex Sportiva e Direitos Humanos: Entrelaçamentos Transconstitucionais e Aprendizados Recíprocos”. Formado em Direito na Universidade de Brasília, trabalhou em importantes projetos do Ministério do Esporte, tais como o Diagnóstico Nacional do Esporte e o Projeto Referências. Atuou com direito esportivo na advocacia, especialmente em questões de dopagem, sempre aliando com o lado acadêmico. Há algum tempo se dedica à área do esporte para o desenvolvimento humano, atuando como researcher coordinator na organização internacional Capoeira4Refugees, e atualmente é consultor jurídico e de Advocacy da Rede Esporte pela Mudança Social (REMS).
“O foco da minha coluna seguirá o foco das minhas pesquisas, voltadas para a relação entre esporte e direitos humanos. Falar sobre direitos humanos mostra-se uma necessidade neste momento em que vivemos. Interfaces de gênero, religião, pessoas com deficiência, impactos de megaeventos e dopagem são algumas das temáticas que certamente serão trazidas à luz. Questões que aparecem no meu livro ‘Lex Sportiva e Direitos Humanos’ também devem ser abordadas na coluna de forma atualizada. A área do ‘esporte para o desenvolvimento humano’ também deve ser foco da coluna”, afirma Calixto.
Alexandre Mestre destaca a importância do Lei em Campo para o público em geral. “É muito importante que quem lida com as temáticas do Direito do Desporto, seja como advogado, seja como juiz, docente universitário, ou noutras vertentes, possa encontrar um site que enquadre fatos relevantes, identifique doutrina e jurisprudência e possa estimular debate e aprendizagem por parte de quem escreve e de quem lê. Ajudará a melhor interpretar, de forma mais racional, técnica e fundamentada, decisões que por vezes se tem a tendência de olhar estritamente com o ângulo da paixão do torcedor. De igual modo, penso que os próprios agentes esportivos, dos praticantes aos dirigentes, árbitros e treinadores, só se beneficiarão em acompanhar as visões dos múltiplos colaboradores do site”, analisa Mestre.
Para Calixto, mais do que informar, o Lei em Campo ajuda a formar novos especialistas em direito esportivo. “O público ansiava por algo nesse sentido há um bom tempo. Eu, como professor de direito esportivo, tenho mais uma ferramenta para indicar aos alunos. A mídia esportiva também se vale de um portal com opiniões fundamentadas sobre os diversos temas da relação esporte/direito. O Lei em Campo, em pouquíssimo tempo, já tem mostrado a sua importância no cenário do direito esportivo. A sua abrangência transdisciplinar e a sua alta produção de textos de elevado nível fazem dele uma referência na área. Tem tudo para se consolidar como o principal portal da temática no Brasil”, finalizou Calixto.