Search
Close this search box.

Países nórdicos pedem fim da obrigatoriedade do biquíni no handebol de praia

Para pedir o fim da obrigatoriedade do uso de biquíni pelas seleções femininas de handebol de praia, Dinamarca, Noruega, Suécia, Islândia e Finlândia decidiram se unir. A informação foi divulgada pelo UOL Esportes.

Os países enviaram uma solicitação à Federação Internacional de Handebol (IHF, em inglês). O ato ocorre meses após a seleção norueguesa ser multada por usar shorts e busca a igualdade de gênero. Naquela ocasião, cada jogadora teve que pagar US$ 177 dólares (R$ 929 aproximadamente) pelo uso de “roupas inapropriadas”.

Em carta aberto, os ministros dos cincos países nórdicos pedem para que tanto a IHF quanto outras federações de outros esportes revejam suas regras e permitam que os atletas se vistam de forma confortável, de acordo com cada modalidade.

“A alegação está obsoleta e pode-se pensar que pertence a outro século. Tenho dificuldade em ver que razões esportivas deveriam estar por trás das atletas femininas que jogam de biquíni. Enfatizamos a necessidade de ação não apenas para acomodar as atuais atletas do sexo feminino, mas também para apoiar e encorajar todas as atletas, independentemente de seu gênero ou experiência, a permanecer no esporte”, declarou a ministra dos esportes da Dinamarca, Ane Halsboe-Joergensen.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.