Pesquisar
Close this search box.

Paralisado após decisão judicial, campeonato de várzea terá final depois de dois anos

Imagina ter que esperar dois anos para disputar a final de campeonato? Pois bem, foi isso que aconteceu em Carmo da Mata, região Centro-Oeste de Minas Gerais. Isso por que a justiça de primeira instância suspendeu por meio de liminar, em junho, um torneio de várzea no interior do estado. A informação foi revelada primeiramente pelo jornal ‘O Tempo’.

Aeroclube e Juventus vão disputar a decisão da 1ª Copa Cidadão de Futebol Amador de Carmo da Mata no próximo sábado (28), cerca de dois anos após a semifinal.

Na ocasião, o San Domingos tinha eliminado o Aeroclube, vencendo os dois jogos por 2 a 1 e 2 a 0. No entanto, o Aeroclube apresentou um recurso junto à comissão organizadora, alegando que o adversário havia escalado um jogador irregular na segunda partida.

A irregularidade foi comprovada e o Aeroclube conquistou os pontos da partida, avançando para a decisão da competição.

A decisão da organização não agradou o San Domingos, que então decidiu levar o caso à Justiça Comum. Ao analisar o regulamento, o juiz Christiano de Oliveira Cesarino entendeu que não era motivo de eliminação e suspendeu o torneio em julho de 2019. É importante destacar que as regras da competição diziam que um time poderia perdes os três pontos por escalação irregular, mas não ser eliminada diretamente.

Diante disso, cada equipe ficou com três pontos, uma vez que cada uma ganhou um jogo. O regulamento previa a manutenção do saldo de gols e, como o San Domingos fez quatro gols e, o Aeroclube, apenas um, na soma dos resultados, o primeiro acabaria com a vaga na decisão.

Uma audiência de conciliação chegou a ser feita, não havendo acordo entre as partes. O caso foi arrastado por todo esse tempo.

Nesse período, a comarca trocou de juiz. O magistrado José Alexandre Marson Guidi julgou extinto o processo e revogou a liminar, alegando que o San Domingos não esgotou as instâncias da Justiça Desportiva, ingressando de forma direta no Poder Judiciário, o que não é permitido pela Constituição Federal.

O San Domingos decidiu desistir de levar o caso para instâncias superiores. Como a cidade de Carmo da Mata não tem uma liga filiada à Federação Mineira de Futebol (FMF) para se valer de decisões do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), o caso foi encerrado e o Aeroclube classificado para a final.

Crédito imagem: Aeroclube/San Domingos

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.