Pesquisar
Close this search box.

Pênalti pitoresco, porém baseado nas regras do jogo

No campeonato pernambucano, na partida entre Petrolina e Santa Cruz, ocorreu um lance pitoresco, raramente visto no futebol, porém previsto nas regras do jogo.

 

Aos 42 minutos do segundo tempo, o árbitro assinalou uma infração, punível com tiro livre direto, do zagueiro do Santa Cruz – como ocorreu dentro da área, marcou pênalti.

Não, não foi uma falta, foi uma infração. Pela regra, toda falta é uma infração à regra do jogo, mas nem toda infração é uma falta. Por exemplo, um impedimento é uma infração, mas não uma falta, e um pontapé imprudente com a bola em jogo é uma falta, ou seja, infração à regra do jogo.

No lance pitoresco, o zagueiro estava fora do campo de jogo em função de atendimento médico, retornou ao campo sem autorização do árbitro, cometendo assim a infração; ao participar da jogada, o árbitro assinala a penalidade máxima, como visto no vídeo e descrito na regra a seguir:

 

Regra 3 – Os Jogadores
“8. Jogador fora do campo de jogo
Se um jogador que precisa de autorização do árbitro para regressar ao campo regressar sem sua autorização, o árbitro deve:
• interromper o jogo (mas não imediatamente, se o jogador não interferir no jogo ou em um oficial de arbitragem ou se uma vantagem puder ser concedida);
• advertir o jogador com Cartão Amarelo por ter entrado no campo de jogo, sem a sua autorização;
Se o árbitro interromper o jogo, seu reinício deve ser:
• com um tiro livre direto, executado do local da interferência;
• com um tiro livre indireto executado do local em que a bola se encontrava no momento da interrupção, se não houver interferência.”
Será que os jogadores, treinadores, narradores, comentaristas, torcedores que assistiam à partida conheciam a regra? Se o jogador conhecesse, correria o risco de um pênalti ser marcado contra a sua equipe?

 

Quão importante é conhecer as regras do esporte que se pratica, se trabalha ou simplesmente se ama?

 

Parabéns ao árbitro, pois não basta conhecer as regras, tem que dominá-las.

“É inacreditável o quanto você não sabe do jogo que tem jogado a vida toda.” (Mickey Mantle)

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.