Uma pesquisa realizada pela FIFPro, sindicato mundial dos jogadores profissionais, e divulgada nesta terça-feira (15) apontou que 75% dos atletas preferem que a Copa do Mundo continue no modelo atual, sendo disputada de quatro em quatro anos. Ao todo, 1000 jogadores foram ouvidos pela entidade sobre a carga de trabalho e os formatos das competições.
https://twitter.com/FIFPRO/status/1493540617854537731?s=20&t=1t-ocY_QuOtFFQiP1yAYpg
O estudo foi produzido em novembro do ano passado, logo após a FIFA intensificar as discussões sobre a proposta de realizar a Copa do Mundo bienal, e contou com a colaboração dos sindicatos nacionais e jogadores de seis continentes e 70 países diferentes.
Os dados divulgados pela FIFPro apontam também que 81% dos jogadores de futebol profissionais consultados consideram a Copa do Mundo no atual formato e os campeonatos nacionais como suas competições favoritas. Confira outros detalhes da pesquisa:
– 77% dos jogadores da Europa e da Ásia preferem a Copa do Mundo a cada quatro anos;
– 63% dos jogadores das Américas são a favor do Mundial a cada quatro anos;
– 49% dos jogadores da África preferem a Copa a cada quatro anos, e o restante fica dividido entre dois ou três anos de ciclo;
– 21% dos jogadores acreditam que sua voz é respeitada e que o seu bem-estar é considerado na governança do futebol internacional.
Para o secretário-geral da FIFPro, Jonas Baer-Hoffmann, a pesquisa deixa claro que a maioria dos jogadores preferem disputar a Copa do Mundo a cada quatro anos.
“É evidente que o valor que os jogadores atribuem ao futebol internacional continua a ser significativo. O Mundial, no seu atual ciclo de programação, ocupa sistematicamente um lugar destacado nas preferências dos jogadores em todos os mercados de jogo”, concluiu o dirigente.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!