Polícia inglesa revela que prendeu 11 pessoas por ataques racistas contra jogadores após final da Euro

A polícia da Inglaterra anunciou nesta quinta-feira (5) a prisão de 11 pessoas acusadas de praticar ofensas raciais nas redes sociais contra jogadores negros da seleção inglesa após a derrota para a Itália na decisão da Euro. A informação foi revelada primeiramente pela agência ‘Reuters’.

Segundo a investigação da Unidade de Polícia de Futebol do Reino Unido, das 207 postagens consideráveis criminosas que foram identificadas, 123 são de contas que pessoas que vivem fora do Reino Unido.

Até o momento, 34 contas foram identificadas como sendo do Reino Unido, e 11 desses titulas já foram detidos.

“Alguns acreditaram que poderiam se esconder atrás de um perfil nas redes sociais e ficar impunes depois de publicar um conteúdo tão abominável. Eles têm que pensar duas vezes, temos investigadores trabalhando de forma proativa, em busca de conteúdo ofensivo relacionado ao jogo e, se o código penal for violado, os autores serão presos”, disse Mark Roberts, líder da Polícia de Futebol do Conselho Nacional de Chefes de Polícia.

Após desperdiçarem suas cobranças de pênalti na decisão, Jadon Sancho, Bukayo Saka e Marcus Rashford foram alvos de ataques racistas nas redes sociais. A atitude gerou reação imediata das autoridades, com o primeiro-ministro Boris Johnson reforçando seu desejo de banir dos estádios quem comete tal ação.

Em nota, a Federação Inglesa de Futebol (FA) disse que “não toleraria qualquer forma de discriminação e esperamos que essas prisões funcionem como um claro impedimento para os autores de abuso online que acreditam que não haverá consequências no mundo real para suas ações. Continuaremos a trabalhar com os jogadores, torcedores, nossas partes interessadas em todo o jogo e as autoridades relevantes para garantir que a ação mais forte possível seja tomada contra aqueles que comprovadamente postaram abuso discriminatório online”.

Crédito imagem: Matthew Childs

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.