A Premier League estuda punir jogadores se as comemorações deles afetarem a “reputação do jogo ou provocarem torcedores e times rivais”. De acordo com o ‘ge’, a direção da liga inglesa promete lidar com celebrações que se transformem em zoação ou críticas.
Esse possível movimento da Premier League é consequência das críticas recebidas pela liga inglesa por causa de comemorações feitas nas últimas semanas, que foram consideradas como provocações “além do limite”.
“Há um equilíbrio. Acredito que todos nós gostamos de ver comemorações. Algumas delas têm sido muito engraçadas, divertidas, mas há uma linha. Se alguém cruzar essa linha, e isso virar zoeira ou crítica, nós vamos ter que lidar com isso”, disse Tony Scholes, diretor de futebol da PL.
O caso polêmico mais recente aconteceu no domingo passado, no jogo entre Arsenal e Manchester City. O meio-campista Lewis-Skelly fez o terceiro gol do time de Londres e, na comemoração, imitou um dos gestos mais famosos do centroavante Haaland, de meditação.
De acordo com as regras da Federação Inglesa (FA), jogadores podem comemorar os gols, mas isso não deve ser “excessivo”. Celebrações coreografadas não são “encorajadas”, e não devem provocar “perda de tempo excessiva”. A federação pode emitir advertência em casos de gesticulações ou ações “de forma provocativa ou inflamatória”.
Crédito imagem: Alex Pantling/Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo