Pesquisar
Close this search box.

Premier League transmitirá gratuitamente todas as partidas até que torcedores possam voltar aos estádios

A Premier League anunciou que estenderá sua política de exibir todos os jogos ao vivo na televisão aberta do Reino Unido até que os torcedores voltem aos estádios.

A confirmação veio no dia em que o presidente-executivo do Brighton, Paul Barber, disse estar esperançoso de que um pequeno número de torcedores possa retornar nesta temporada, mas que o clube está “se preparando para o pior e que eles não voltarão”.

Para o advogado Luis Costa, que trabalha em Londres e é colunista do Lei em Campo, “todos por aqui estão aguardando o chamado ‘roadmap’ que o Primeiro Ministro britânico diz ser possível apresentar na próxima semana quanto ao fim do lockdown atual. Enquanto isso, com todos os protocolos de segurança e saúde que os atletas são submetidos, nada mais justo que possam mostrar seu talento para os torcedores, mesmo que pela TV apenas”

Um acordo sobre a transmissão de todos os jogos pela televisão estava previsto para expirar no final deste mês, mas a Premier League decidiu agir e mudar o cenário.

“Isso é estratégia, que vem cercada de proteção jurídica. Claro que para tomar esse caminho a Liga analisou contrato e conversou com parceiros. E isso só foi possível porque ela é administrada de maneira profissional, tem dinheiro em caixa e planejamento”, afirma Andrei Kampff, advogado especializado em direito desportivo, jornalista e colunista do Lei em Campo.

“Todos os jogos da temporada 2020/21 continuarão a ser disponibilizados para os fãs assistirem ao vivo no Reino Unido. Esse acordo será estendido até que a orientação do governo permita que os torcedores voltem aos estádios. Todos os jogos serão exibidos através dos parceiros de transmissão existentes Sky Sports, BT Sport, Amazon Prime Video e BBC”, anunciou a Premier League nesta quarta-feira (17).

A última vez que os torcedores foram autorizados a entrar nos estádios da Inglaterra foi em dezembro. Com o prazo das medidas restritivas previstas para acabar nos próximos dias, o primeiro-ministro Boris Johnson anunciará na segunda-feira (22) novas medidas sobre o combate a pandemia de Covid-19.

“Há uma série de questões. Haverá a questão da confiança; mesmo quando as pessoas já receberam a vacina, nem todos vão optar por recebê-la, e em termos de torcedores voltando em grande número e indo e voltando do estádio. Existe a questão financeira também. Muitas pessoas perderam seus empregos, então isso terá algum impacto nas vendas de ingressos e dias de jogos ”, avaliou Barber.

Para Amir Somoggi, especialista em marketing esportivo, a decisão “traz também o papel social do futebol, já que 13 milhões de pessoas só na PL deixam de estar nos jogos. Há ainda o impacto maior para anunciantes e patrocinadores”.

De acordo com a imprensa britânica, a Football Association e a EFL estão em constantes negociações com o governo sobre o possível retorno dos torcedores para a final da Carabao Cup e da FA Cup em Wembley, em 25 de abril e 15 de maio, respectivamente.

O anúncio foi divulgado no site oficial da liga.

Crédito imagem: Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.