Pesquisar
Close this search box.

Preocupada com saúde dos jogadores, FIFPro pede diminuição do calendário e período de descanso

O calendário do futebol mundial poderá passar por grandes mudanças em um futuro próximo. Segundo a FIFPro, sindicato mundial dos jogadores profissionais, o alto número de jogos, além de viagens e treinos, é prejudicial à saúde e à carreira dos atletas. Diante disso, entidade pede uma redução do número de partidas em cada temporada.

Divulgado nesta terça-feira (5), um relatório realizado pela FIFPro com 265 jogadores, de 44 ligas, entre junho de 2018 e agosto de 2021, constatou que o número de jogos em sequência aumentou nos últimos três anos. Sendo assim, segundo o sindicato, os atletas correm mais riscos de sofrer lesões.

“Os dados mostram que devemos liberar a pressão sobre jogadores no topo do jogo e este relatório fornece novas pesquisas porque precisamos de mecanismos de regulamentação e fiscalização para proteger os jogadores. Esse é o tipo de solução que deve estar no topo da sempre que discutimos o desenvolvimento do calendário de jogos. É hora de priorizar a saúde e o desempenho do jogador”, afirmou Jonas Baer-Hoffman, secretário-geral da FIFPro.

Por fim, a entidade sugere que, além das férias entre temporadas, os clubes deem também um período de descanso de duas semanas no meio da temporada, visando o bem-estar para os jogadores. Além disso, outra proposta apresentada foi uma pausa obrigatória individualizada para atletas que realizarem um determinado número de jogos consecutivos.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.