O presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, foi denunciado nesta terça-feira (22) por violência sexual. O dirigente deu um beijo na boca da jogadora Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina 2023.
De acordo com o site ‘The Objetive’, o presidente da Escola Nacional de Treinadores de Futebol, Miguel Galán, pediu ao Conselho Superior de Esportes que abra uma investigação contra Rubiales.
Na denúncia, Galán diz que há um protocolo da própria federação espanhola que classifica um “beijo à força” como um “comportamento relacionado com a violência sexual”. O documento afirma ainda que este tipo de ação é “uma conduta inaceitável que levará a consequências imediatas”.
Após o ocorrido, Hermoso disse que não gostou da atitude de Rubiales. Posteriormente, em entrevista, a jogadora amenizou o tom de crítica ao dirigente.
Na segunda-feira, Rubiales divulgou um vídeo se desculpando pelo episódio. Ele também foi flagrado fazendo um gesto obsceno durante a celebração do título espanhol.
“Certamente me equivoquei, tenho que admitir. Foi sem má fé em um momento de máxima efusividade. Aqui (na Espanha) vimos isso de forma natural, mas lá fora (do país) se formou uma comoção. Tenho que me desculpar, aprender com isso e entender que, quando se é presidente, tem que ter mais cuidado”, declarou.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!