Pesquisar
Close this search box.

Presidente da Fifa diz que Copa do Mundo a cada dois anos pode evitar morte de africanos que participam de processo migratório

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, voltou a causar polêmica nesta quarta-feira (26) ao voltar a defender a Copa do Mundo a cada dois anos. Segundo o suíço, as mudanças no calendário do futebol podem impedir que os migrantes africanos embarquem em travessias de risco no Mar Mediterrâneo.

A fala do mandatário da entidade máxima do futebol foi feita no Conselho da Europa em Estrasburgo. Infantino declarou que o futebol “está sendo dominado por poucos que possuem tudo” e ressaltou a necessidade do esporte ser mais global e inclusivo.

“A questão não é se queremos uma Copa do Mundo a cada dois anos, mas o que queremos fazer pelo futuro. Precisamos dar esperança aos africanos para que eles não precisem atravessar o Mediterrâneo para encontrar, talvez, uma vida melhor, mas mais provavelmente a morte no mar. Precisamos dar oportunidades e dignidade, não fazendo caridade, mas permitindo que o resto do mundo participe”, disse.

O plano da Fifa de realizar a Copa do Mundo de forma bienal é polêmica e está sofrendo bastante resistência. De acordo com a entidade, a disputa da competição a cada dois anos criaria uma receita bilionária, que seria distribuída para o crescimento do futebol em países onde ainda é pouco desenvolvido.

Sobre a relação da Copa do Mundo de 2022, no Catar, Infantino disse que o evento possibilitou melhorar o respeito aos direitos humanos dos trabalhadores do país.

“As situações não mudam da noite para o dia, basta pensar em quanto tempo passou para a Europa dar alguns passos à frente, mas devemos reconhecer que no Catar houve mudanças e avanços, mesmo que seja verdade que ainda há muito a ser feito”, declarou.

Apesar da fala do mandatário, as condições dos trabalhadores estrangeiros no país incomodam diversos jogadores, além da Anistia Internacional (AI, em inglês) que enviou um pedido à Fifa para pressionar o Catar sobre o tema.

Crédito imagem: Fifa

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.