Em carta publicada no site oficial da FIFA nesta quarta-feira (25), o presidente da entidade, Gianni Infantino, faz um apelo aos clubes e ligas da Inglaterra e Espanha liberem os jogadores que foram convocados por suas respectivas seleções para os jogos de setembro válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.
No texto, o suíço diz que a liberação dos jogadores se trata de uma “questão de grande urgência” e que “protege a integridade esportiva das competições no mundo todo”.
“Enfrentamos problemas globais juntos no passado e devemos continuar a fazê-lo no futuro. A liberação de jogadores nas próximas janelas internacionais é uma questão de grande urgência e importância. Sou grato pelo apoio e cooperação de muitas partes interessadas durante este período desafiador”, começou Infantino.
“Estou pedindo uma demonstração de solidariedade de cada associação membro, cada liga e cada clube, para fazer o que é certo e justo para o jogo global. Muitos dos melhores jogadores do mundo competem em ligas na Inglaterra e na Espanha, e acreditamos que esses países também compartilham a responsabilidade de preservar e proteger a integridade esportiva das competições em todo o mundo”, continuou.
Infantino revelou ainda que teve uma conversa com Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, sobre a ‘lista vermelha’ do país, que exige quarentena de dez dias para as pessoas que desembarcarem de alguns países considerados de risco por conta da Covid-19.
“Sobre a questão das restrições de quarentena na Inglaterra, para jogadores de países da lista vermelha, escrevi ao primeiro-ministro Boris Johnson e apelei pelo apoio necessário, em particular, para que os jogadores não fiquem privados da oportunidade de representar seus países em partidas de qualificação para a Copa do Mundo da Fifa, que é uma das maiores honras para um profissional jogador de futebol”, revelou o dirigente.
“Sugeri que uma abordagem semelhante à adotada pelo governo do Reino Unido para as fases finais da Eurocopa seja implementada para os próximos jogos internacionais. Juntos, mostramos solidariedade e unidade na luta contra a covid-19. Agora, estou pedindo a todos que garantam a liberação de jogadores internacionais para as próximas eliminatórias da Copa do Mundo, que é uma das maiores honras para um jogador de futebol profissional”, encerrou Infantino.
Crédito imagem: FIFA
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!