Pesquisar
Close this search box.

Projeto de Lei que pretende mudar nome do Maracanã é publicado no Diário Oficial do Rio

O Estádio Jornalista Mário Filho, conhecido popularmente como Maracanã, poderá mudar de nome. Um Projeto de Lei publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (3) pretende rebatizar o nome do principal estádio do Brasil para “Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé”.

A ideia é do deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT), que quer homenagear o maior atleta do século em vida. No Maracanã, no dia 19 de novembro de 1969, e cima do Vasco, Pelé marcou seu milésimo gol na carreira.

Vale destacar que a mudança do nome seria apenas para o estádio de futebol, enquanto o complexo do Maracanã (ginásio do Maracanãzinho e estádio de atletismo Célio de Barros) continuaria a se chamar Jornalista Mário Filho.

Agora, o PL precisará ser votado pela Alerj para aprovação ou não da proposta.

Confira a proposta do Projeto de Lei 3489/2021:

“CONCEDE NOME AO COMPLEXO ESPORTIVO DO MARACANÃ.
Autor: Deputado ANDRÉ CECILIANO
D E S PA C H O: A imprimir e às Comissões de Constituição e Justiça; e de Esporte e Lazer.
Em 02.02.2021.
DEPUTADO ANDRÉ CECILIANO, PRESIDENTE.

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLVE:

Art.1º – Fica concedido o nome Complexo Esportivo Mario Filho ao Complexo Esportivo do Maracanã.
Parágrafo Único: Fica concedido nome de ‘Estádio Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé’, ao estádio principal do Complexo Esportivo do Maracanã.

Art. 2º – As placas contendo o nome do estádio farão menção ao milésimo gol do Pelé.

Art. 3º – O Poder Executivo poderá regulamentar a presente lei por ato próprio.

Art. 4º – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação. Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 02 de fevereiro de 2021.

JUSTIFICATIVA:

A utilização de nomes de pessoas vivas nos bens pertencentes ao patrimônio público tem sido uma preocupação da sociedade para zelar pelo que é de todos e impedir a privatização do patrimônio público.

De acordo com a Lei nº 6.454, de 24 de outubro de 1977, que dispõe sobre a denominação de logradouros, obras, serviços e monumentos públicos, é proibido, em todo território nacional, atribuir nome de pessoa viva a bem público, de qualquer natureza, pertencente à União ou às pessoas jurídicas da Administração Indireta. Porém, o uso de “cognomes” é como se fosse apenas um apelido e não alteraria o nome do estádio.

Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, é um ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante. Ele é amplamente considerado como um dos maiores atletas de todos os tempos e ‘rei do futebol’.

Em sua carreira, Pelé chegou aos 1281 gols, sendo o único jogador a conseguir esse feito. Considerado rei do futebol, o ex-jogador trouxe muito prestígio para a seleção brasileira, colocando-a no mais alto patamar da história.

No Brasil, é aclamado como herói nacional por suas realizações no futebol e por seu apoio franco a políticas que melhoram as condições sociais dos mais necessitados. Ao longo de sua carreira e aposentadoria, Pelé recebeu vários prêmios individuais e de equipe por seu desempenho em campo, suas conquistas recordes e seu legado no esporte.

O Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé. Assim sendo, mais do que justa uma homenagem a uma pessoa reconhecida mundialmente pelo seu legado no futebol brasileiro e pela prestação de relevantes serviços no país.”

Crédito imagem: Reprodução

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.