Na última sexta-feira (2), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) multou o Remo em R$ 10 mil por conta de cantos homofóbicos entoados por sua torcida contra o goleiro Thiago Coelho, do Paysandu, durante uma partida da Série C do Campeonato Brasileiro. O julgamento foi realizado pela Quinta Comissão Disciplinar do Tribunal e a decisão cabe recurso.
O Leão foi denunciado pela Procuradoria do STJD depois que o Paysandu apresentou uma Notícia de Infração. De acordo com o documento, a torcida do Remo entoou cantos homofóbicos para o goleiro Thiago Coelho.
“… a torcida do Clube do Remo, ao término da partida válida pela 13ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro 2022, no dia 3 de julho de 2022, entoou cantos homofóbicos direcionados aos goleiro titular da equipe do Paysandu Sport Club, Thiago Rodrigues Coelho, com os seguintes dizeres: ‘reserva, veado!’, conforme observado nos vídeos em anexo”, diz o texto da Notícia de Infração, apresentada com prova de vídeo do momento em que ocorreu o fato.
Diante disso, o Remo foi enquadrado no artigo 243-G, § 2º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), pela prática de “ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência; a pena de multa prevista neste artigo poderá ser aplicada à entidade de prática desportiva cuja torcida praticar os atos discriminatórios nele tipificados”.
A decisão cabe recurso ao Pleno do STJD.
Crédito imagem: Paysandu
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!