Rússia não recorrerá da punição que a excluiu de competições internacionais por dois anos

A Agência Russa Antidopagem (RUSADA) confirmou nesta segunda-feira (25) que não irá recorrer da punição aplicada pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) em dezembro, na qual suspende a Rússia de qualquer competição internacional pelos próximos dois anos por conta do escândalo de doping.

“A RUSADA considera este um capítulo encerrado e quer avançar e trabalhar comprometida com a Agência Mundial Antidopagem, com o objetivo de ser reintegrada como membro de pleno direito”, disse o comunicado da agência, apesar de considerar a decisão “defeituosa e parcial”.

Em dezembro, o CAS anunciou que manteve a exclusão da Rússia de competições internacionais por dois anos por conta do complexo esquema de doping financiado pelo governo do país, revelado em 2015. A WADA (Agência Mundial Antidoping) aplicou quatro anos de suspensão aos russos, mas acabou reduzindo para dois anos após o país recorrer na instância desportiva jurídica mais alta.

Uma das possibilidades para a Rússia tentar reverter a situação seria no Tribunal Federal Suíço, conforme já contou o Lei em Campo.

A sanção começou a ser cumprida a partir da decisão do CAS, 17 de dezembro de 2021 e encerrará em 16 de dezembro de 2022. As punições aplicam-se ao nome do país, bandeira e hino, impedindo a participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio (verão) e os Jogos Olímpicos de Pequim (inverno). Os atletas russos que desejarem participar desses eventos não poderão representar a Rússia e terão que adotar a bandeira neutra.

Crédito imagem: Reprodução

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.