Nesta sexta-feira (2), a Federação Internacional de Natação (FINA) anunciou a aprovação de uma touca especial para cabelo afro em competições internacionais. Conhecido como ‘Soul Cap’, o produto chegou a ser proibido nos Jogos Olímpicos de Tóquio no ano passado. A informação foi divulgada inicialmente pela ‘BBC’.
No comunicado, a entidade reforçou seu compromisso de promover a diversidade e a inclusão na natação.
“Promover a diversidade e a inclusão está no centro do trabalho da Fina, e é muito importante que todos os atletas aquáticos tenham acesso a roupas de banho apropriadas”, escreveu.
O fabricante da Soul Cap explica que o produto foi projetado para atender as pessoas que tem cabelos mais espessos, volumosos e encaracolados. No ano passado, a FINA vetou o uso da touca alegando que ela não seguia “a forma natural da cabeça”.
A justificativa apresentada pela entidade gerou críticas de muitos nadadores, com alguns deles dizendo que isso iria desestimular os negros de participar do esporte. Após uma revisão, a FINA voltou atrás e concedeu a liberação.
Nas redes sociais, o fabricante da Soul Cap comemorou a decisão da FINA.
“Estamos empolgados em ver o futuro de um esporte que está se tornando mais inclusivo. É um grande passo na direção certa”, escreveu.
A decisão “abre um precedente para o esporte”, de acordo com a nadadora Alice Dearing, a primeira mulher negra a representar a Grã-Bretanha em um evento olímpico de natação.
Crédito imagem: Soul Cap
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!