A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o técnico Fernando Diniz, do Fluminense, pela expulsão no clássico contra o Botafogo, realizado no dia 20 de maio, no Nilton Santos, pelo Brasileirão. O técnico interino da Seleção foi expulso após o apito final ao reclamar com o árbitro Braulio da Silva Machado.
Na súmula, o juiz relatou o motivo da expulsão de Diniz:
“Por após ter sido advertido com cartão amarelo, persistir em protestar de maneira acintosa contra as decisões da arbitragem proferindo repetidamente as seguintes palavras aos gritos e de maneira descontrolada: “Tu não pode apitar jogo do Fluminense, a gente sempre perde contigo. Tu sempre prejudica a gente, tu não tem critério, contra o Flamengo na terça deram 11 minutos.” Após ter sido expulso o mesmo continuou protestando aos gritos e de maneira descontrolada as palavras citadas acima. Após, deixou as imediações do campo de jogo”, diz o documento.
Diniz foi enquadrado no parágrafo 1º do artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em “ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto” e tem pena de multa de R$ 100,00 a R$ 100.000,00 e suspensão de uma a seis partidas”.
Acontece que o parágrafo 1º prevê que “se a ação for praticada contra árbitros, assistentes ou demais membros de equipe de arbitragem, a pena mínima será de suspensão por quatro partidas”.
O julgamento do caso será feito pela 1ª Comissão Disciplinar na próxima segunda-feira, 17 de julho, a partir das 12h.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!