O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acolheu parcialmente o recurso do Bagé no caso envolvendo a escalação irregular de dois jogadores no Gauchão de 2021. Em julgamento realizado nesta quinta-feira (17), os auditores decidiram reduzir de 12 para nove os pontos retirados e de R$ 300 para R$ 200 a multa aplicada. Apesar da mudança, o clube segue rebaixado à terceira divisão do estadual neste ano.
Entenda o caso
Tudo começou após o Esporte Clube São Gabriel protocolar uma notícia de infração ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) denunciado o Bagé pelo descumprimento do artigo 24 do Regulamento Específico do Campeonato Gaúcho Série A-2 de 2021.
O regulamento permitia a utilização de até oito jogadores que tivessem disputado a Série A de algum estadual. O TJD-RS apontou que o Bagé usou acima do permitido em três jogos: Lajeadense 1 x 0 Bagé (1ª rodada), Bagé 0 x 1 São Paulo-RG (2ª rodada) e Guarani-VA 1 x 2 Bagé (4ª rodada).
Com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a punição aplicada ao Bagé foi de três pontos por jogo acrescido dos pontos que foram conquistados. No caso do clube, os 12 pontos perdidos foram nove, pelas três partidas, e os três pela vitória contra o Guarani-VA.
O Bagé chegou a recorrer ao Pleno do TJD-RS, mas por unanimidade acabou não tendo sucesso. Após isso, o clube decidiu levar o caso ao Pleno do STJD, última instância da justiça desportiva nacional, onde conseguiu aliviar a pena.
Crédito imagem: STJD
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!