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The Independence Day

O dia 1º de julho de 2020 entrará para a história. Pela primeira vez o canal de um clube de futebol brasileiro no YouTube transmitiu uma partida da equipe profissional ao vivo.

A “Fla TV” transmitiu Flamengo e Boa Vista para todo o Brasil via streaming e com mais de 2,3 milhões de visualizações ao mesmo tempo bateu o recorde nacional de transmissão de partidas de futebol pela internet.

Antes, a Rede Globo de Televisão tentou uma liminar judicial para impedir a transmissão da partida, mas, a Justiça, ao negar o pedido da Globo acabou por trazer segurança jurídica e legitimar a transmissão pelo Flamengo.

A transmissão só foi possível graças à MP 984 que alterou a Lei Pelé e estabeleceu que o direito de transmissão pertence ao clube mandante.

Insatisfeita com a transmissão da partida, no dia seguinte, a Globo notificou a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro da rescisão do contrato de transmissão do Campeonato Carioca por descumprimento contratual (quebra da exclusividade).

Com a rescisão, na quinta-feira, o canal do Vasco no YouTube transmitiu a partida do clube cruzmaltino contra o Madureira.

Em mais uma reviravolta, a Ferj consegue na Justiça liminar que obriga a Globo a cumprir o contrato de transmissão sob pena de multa de 5 milhões de reais por jogo não transmitido.

De fato, não se vislumbra razões jurídicas para a rescisão unilateral por parte da Globo. Como ressaltou a decisão liminar, não se pode atribuir à Federação a responsabilidade pela transmissão do jogo, e pela violação à cláusula de exclusividade, uma vez que a partida foi transmitida em razão da edição da Medida Provisória e após decisão judicial que indeferiu pedido da detentora dos direitos do direito de arena no sentido da não transmissão.

O fato é que em meio à pandemia da Covid-19, uma verdadeira avalanche está a abalar as estruturas do futebol brasileiro.

Um adorável mundo novo se abre e como toda mudança, há imensa apreensão, ansiedade e medo do que está por vir.

O fato é que o modelo dos estaduais já estava saturado e a Globo já vinha dando dicas de que não renovaria os contratos de transmissão nos termos atuais.

Os clubes e federações precisariam reinventar os estaduais e a MP acabou por entregar-lhes o protagonismo. E o momento não poderia ser melhor. A pandemia fez com que as lives e vídeos por streaming entrassem na rotina do brasileiro e os clubes podem pegar carona nessa onda.

Para aproveitar o momento, é necessário que os clubes entendam o “ouro” que têm em mãos e saibam utilizá-lo a seu favor.

Recorde-se, nesse momento, do gênio Van Gogh, que não vendeu uma pintura em vida, mas tornou-se um dos maiores artistas de todos os tempos quando, após sua morte, pessoas com visão comercializaram sua obra.

A Red Bull que é a empresa que melhor utiliza o esporte na construção da imagem e reputação de seus produtos pode chegar à série A com 19 partidas para transmitir. Imaginem só o que um bom trabalho de marketing pode ser capaz de fazer.

O dia da independência chegou para os clubes brasileiros, que precisam, agora, saber o que fazer com essa tal liberdade.

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