O Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) deferiu o pedido do Villa Nova e suspendeu a classificação final do Campeonato Mineiro de 2022. Através de uma liminar, o tribunal aceitou a solicitação do Leão do Bonfim, que contestou a homologação do Democrata-GV como representante do estado na Série D da competição nacional de 2023. A informação foi revelada pela ‘Rádio Itatiaia’.
Em decisão proferida no dia 13 de abril, o auditor presidente do Pleno do TJD-MG, Guilherme de Carvalho Doval, decidiu pela “suspensão dos efeitos do ofício FMF/DOC/008/2022 até ulterior decisão”.
Ainda no despacho, Guilherme Doval apontou a importância de se chegar a uma decisão de forma acelerada, tendo em vista que os clubes se planejam levando em consideração o calendário de competições.
Entenda o caso
A confusão entre a Federação Mineira de Futebol (FMF) e o Villa Nova teve início assim que a entidade parabenizou o Leão do Bonfim pela vaga na Série D. No entanto, quando a FMF homologou a classificação final do Campeonato Mineiro, acabou definindo o Democrata-GV (campeão da Taça Inconfidência) como o dono da vaga.
O Villa Nova terminou o estadual na sexta colocação, logo atrás de Athletic, Caldense e o América. Diante disso, o clube de Nova Lima seria o terceiro indicado à quarta divisão do Brasileirão, e não o Democrata-GV.
De acordo com o Regulamento Específico da Série D, a FMF possui três vagas para a competição. Os dois clubes que garantiram vaga primeiro foram Athletic e Caldense, terceiro e quartos colocados na classificação geral da FMF.
Até o momento, a FMF não se manifestou sobre a decisão do TJD-MG.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!