Joel Barwise, 26 anos, torcedor do Everton, da Inglaterra, foi banido do futebol por três anos, fichado criminalmente e multado em 500 libras (R$ 3 mil) por insultos a torcedores do Liverpool e abusos racistas direcionados ao atacante egípcio Mohammed Salah durante partida da Premier League em outubro do ano passado.
De acordo com o ‘ge’, o torcedor se considerou culpado perante o Tribunal de Magistrados de Sefton, nesta terça-feira (13). Barwise debochou dos torcedores do Liverpool fazendo uma alusão à tragédia no Estádio Heysel, ocorrida em maio de 1985.
Na ocasião, Liverpool e Juventus jogavam a final da Champions League daquele ano, quando os torcedores dos dois clubes brigaram. Ao todo, 39 pessoas morreram e outras 600 ficaram feridas.
Além de debochar da tragédia, um integrante da segurança do Anfield também viu Barwise gritar ofensas racistas quando o nome de Salah foi anunciado, antes do jogo em 21 de outubro de 2023.
Em um primeiro momento, o torcedor negou ser o responsável pelos insultos, alegando erro de identificação. Posteriormente, ele assumiu a autoria.
Barwise não poderá assistir a qualquer jogo de futebol em todo a Inglaterra, deverá entregar seu passaporte quando o Everton for jogar fora do país, e tampouco poderá se aproximar do estádio Goodison Park ou qualquer outro quando a sua equipe estiver jogando pela Premier League.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!