Os episódios de racismo na Libertadores não param. Agora foi a vez de torcedores do Bragantino relatarem que foram vítimas de injúria racial na Argentina, nesta terça-feira (27), durante a partida contra o Estudiantes. A informação foi revelada pelo ‘ge’.
Segundo a matéria, os brasileiros que foram ao estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, para acompanhar a partida afirmaram que torcedores argentinos fizerem gestos e insultos racistas em suas direções.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ouvir o termo ‘mono’, macaco em espanhol, diversas vezes. Além disso, o som do animal também foi reproduzido pelos torcedores locais.
Uma das vítimas foi Cyro Souza, de 20 anos, que disse ao site que foi um dos 20 torcedores do clube de Bragança Paulista a acompanhar a partida. Ele afirma que os insultos raciais se prolongaram durante todo o jogo.
“A gente chegou em cinco torcedores no estádio, bem antes do jogo, e começaram a xingar bastante. Mas quando chegou um pessoal de Bragança, que hoje mora em Buenos Aires, e tinha um negro com eles, aumentaram muito as ofensas. A todo momento eles ficavam fazendo vários gestos como se tivessem descascando uma banana”, disse o brasileiro em entrevista ao ‘ge’.
De acordo com ele, seguranças que estavam no setor foram avisados do ocorrido, mas teriam ignorado o chamado.
O Bragantino informou que fará uma denúncia formal à Conmebol sobre o episódio.
Crédito imagem: Red Bull Bragantino
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!