A UEFA deverá anunciar em breve um pacote de sanções a 10 grandes clubes da Europa por infrações ao Fair Play Financeiro (FFP) – controle financeiro – na temporada 2020-2021. A informação foi divulgada primeiramente pelo jornal ‘The Times’.
Na semana passada, o ‘L’Equipe’ já havia informado que um desses clubes da lista seria o PSG. Além disso, Barcelona, Juventus, Olympique de Marselha, Inter de Milão e Roma são outros que estão na mira da entidade.
Também há ainda mais dez clubes sendo observados, como o Arsenal, que acumulou 200 milhões em prejuízo em três anos. O período observado corresponde ao do início da pandemia de Covid-19.
Pelas regras, a UEFA permite perdas de no máximo 30 milhões de euros em três anos. Porém, despesas relacionadas com a pandemia e os gastos com futebol feminino ou das categorias de base podem justificar esse aumento.
A tendência é de que nesse momento a UEFA apenas aplique multas para as equipes que violaram as regras de controle financeiro.
A atual temporada será a última sob as regras atuais da FFP. A partir de 2023, a confederação vai introduzir um novo sistema que limitará os gastos dos clubes a uma porcentagem da receita anual para salários de jogadores, transferências e taxas pagas aos agentes/empresários.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Este conteúdo tem o patrocínio do Rei do Pitaco. Seja um rei, seja o Rei do Pitaco. Acesse: www.reidopitaco.com.br.